Regulamento nº 1/2019

REGULAMENTO DO CONCURSO MISS E MISTER PINHAIS MELHOR IDADE 2019

 

REGULAMENTO DO CONCURSO MISS E MISTER PINHAIS MELHOR IDADE 2019
I - CONCURSO
O Concurso "Miss e Mister Pinhais Melhor Idade 2019" é promovido pelo Município de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de promover a integração, descontração e a inclusão de pessoas idosas nas atividades sociais e culturais do Município.  O evento será realizado no dia 18 de Outubro de 2019, às 20h, no Centro de Formação de Profissionais da Educação - CENFORPE, na Avenida Iraí, 696 - Weissópolis.

II - PÚBLICO-ALVO
Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos completos e residentes no Município de Pinhais há no mínimo 03 (três) meses até a data final da inscrição.

III - INSCRIÇÕES
Os candidatos do concurso "Miss e Mister Pinhais Melhor Idade 2019" deverão comparecer em algum dos seguintes pólos: Centro de Convivência do Idoso - CCI, nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de sua região - Norte, Sul, Leste e Oeste, no horário compreendido entre as 8h e às 11h e das 13h às 16h, em dias úteis, no período de 19 de junho até 17 de julho de 2019.
No ato da incrição o candidato deve apresentar os seguintes documentos, originais e fotocópias:
1) Documento oficial com foto. Serão aceitos: RG, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (dentro do prazo de validade), carteira de ordem de classe, entre outros previstos em legislação.
2) Comprovante de residência atualizado (90 dias) em nome do inscrito (talão de luz, água, telefone, IPTU), Contrato de Locação reconhecido em Cartório (dentro da vigência) ou correspondência comercial ou bancária reconhecida em cartório.

3) Informações para contato:
3.1) Pessoal
3.2) Familiar
Endereços e telefones dos locais de inscrições:
PÓLOS DE INSCRIÇÕES TELEFONE
CRAS Leste:
Rua Leila Diniz, 361 - Vila Maria Antonieta 3912-5223
3912-5544
CRAS Norte:
Rua Nilo Peçanha, 502 - Jardim Amélia 3912-5627
3912-5661
CRAS Sul:
Rua Rio Trombetas esq. com Rua Rio Tocantins, 828 - Weissópolis 3912-5613
3912-5663
CRAS Oeste:
Rua Antônio Taborda Ribas, 116 - Atuba 3912-5628
3912-5662
CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO
Rua Guilherme Weiss, 450 - Estância Pinhais 3912-5674
3912-5675

IV - REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
1) Idade igual ou superior a 60 anos completos até o dia 31 de agosto de 2019;
2) Residentes no Município de Pinhais há no mínimo 03 (três) meses;
3) Não ter participado de edições anteriores do concurso;
4) Ser participante ou ter participado no último ano de grupos de convivência e/ou inseridos em serviços, programas, projetos e políticas sociais do Município comprovados em formulário de inscrição.

V - NÚMERO DE VAGAS 
O total de vagas disponíveis para o concurso "Miss e Mister Pinhais Melhor Idade 2019" será de 20 (vinte) vagas no total, sendo:
1. Dez (10) vagas femininas;
2. Dez (10) vagas masculinas; 

Cada pólo deverá encaminhar à comissão todas as inscrições realizadas (masculinas e femininas, para apreciação e aprovação da comissão, conforme critérios preestabelecidos, sendo asseguradas quatro (04) vagas (2 femininas e 2 masculinas) por pólo.
Em especial para o Pólo CCI, as quatro (04) vagas asseguradas serão destinadas ao público inscrito no equipamento e com participação ativa, com cadastro atualizado e no mínimo dois meses de participação, entre o período junho de 2018 á junho de 2019.
Caso haja desistência de um (uma) ou mais pré-candidatos, no prazo máximo de 31 julho de 2019, a comissão deverá indicar novo candidato do referido pólo e não havendo essa possibilidade ou ainda, esgotando todas as suas inscrições, esta substituição se dará por seleção, considerando todas as inscrições realizadas entre os demais pólos, devendo prevalecer os critérios já estabelecidos.

VI- PRÉ- SELEÇÃO E DESEMPATE DOS INSCRITOS
A comissão organizadora do concurso utilizará os seguintes critérios de seleção de forma sucessiva:
1) Maior Idade;
2) Maior tempo de participação em grupos de convivência comprovados por formulário de inscrição, fornecido pelo equipamento no qual participa e assinado pelo responsável do equipamento;
3) Maior tempo de residência no Município;
O candidato que for excluído do concurso pela aplicação dos critérios acima indicados será formalmente comunicado até o dia 31 de julho de 2019.

VII - ETAPAS DO CONCURSO:
1) Inscrições do dia 19 de junho até dia 17 de julho de 2019;
2) Pré-Seleção - 19 de julho de 2019;
3) Publicações;
4) Sessão de Fotos;
5) Provas de Trajes;
6) Ensaios para o Desfile;
7) Cerimônia Final.
VIII - DEVERES DOS CANDIDATOS
Os (as) candidatos (as) ao "Concurso Miss e Mister Pinhais Melhor Idade 2019" deverão:
a) Participar dos ensaios que antecedem todas as etapas do concurso, em datas e horários a serem divulgados por meio de cronogramas entregues pela comissão e devidamente assinados pelos inscritos.
b) A ausência dos candidatos nos deveres e compromissos assumidos no concurso acarretará a sua exclusão, salvo justificativa legal;
c) Na Cerimonia Final será obrigatório o uso de traje gala, sendo este do participante ou cedido pela organização do evento;
d) Em caso de desistência, os candidatos deverão comparecer à Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rod. João Leopoldo Jacomel, 12050 em até três dias utéis antecedentes a data do evento, devendo obrigatoriamente preencher Formulário de Desistência;
e) Autorizar que suas imagens (fotos) sejam utilizadas em ações de comunicação feitas pelo Município de Pinhais, conforme a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
f) Casos omissos serão analisados pela comissão organizadora.
g) Comparecer aos pólos quando convocados pela comissão.
IX- DA COMISSÃO ORGANIZADORA
A Organização deverá:
a) Publicar até dia 17 de junho 2019 a lista dos nomeados para Comissão;
b) Implementar o Regulamento do Concurso "Miss e Mister Pinhais Melhor Idade 2019";
c) Providenciar toda infraestrutura necessária para a realizaçoã do Concurso;
d) Utilizar-se dos critérios de desempate com clareza e transparência;
e) Disponibilizar atendimento psicológico aos candidatos (as), durante todo o período do Concurso;
f) Casos omissos ficarão a cargo da Comissão Organizadora;
A comissão organizadora será composta por representantes conforme portaria 101/2019.
Apoio à comissão organizadora:
Um profissional de referência de cada pólo;
Apoio Administrativo
Apoio Técnico
a) Serão indicados pela comissão organizadora, outros servidores de apoio, se necessário, sendo vedada a participação de membros ou auxiliares da Comissão Organizadora que tenham vínculos familiares ou empregatícios com qualquer um dos candidatos inscritos.
X- CLASSIFICAÇÃO
Serão eleitos (as) por votação dos jurados (as), 3 (três) candidatos masculinos e 3 (três) candidatas femininas da seguinte forma:
a) 1º Lugar Miss e Mister Pinhais Melhor Idade 2019;
b) 2º Lugar Miss e Mister Pinhais Melhor Idade 2019;
c) 3º Lugar Miss e Mister Pinhais Melhor Idade 2019;
Serão, ainda, escolhidos a Miss e o Mister Simpatia 2019, que serão eleitos(as) pelos(as) candidatos(as) participantes do concurso. Esta escolha será feita no dia do último ensaio geral e divulgado no dia do evento.
XI- PREMIAÇÃO
Os candidatos eleitos (as) receberão:
Faixas de acordo com a colocação;
XII- JULGAMENTO - CERIMÔNIA FINAL
Será formado um júri para a escolha dos(as) classificados(as) do Concurso "Miss e Mister Pinhais Melhor Idade 2019", composto por 09 pessoas que se destacam na área empresarial e de Politicas Públicas do Município de Pinhais. Sendo vedada a escolha de jurados com vínculo familiar, empregatício ou afetivo com qualquer um dos candidatos.
Os candidatos serão avaliados nos quesitos:
1) Desfile
a) Elegância;
b) Postura
2) Entrevista
a) Desenvoltura;
b) Carisma;
c) Espontaneidade;
A pontuação mínima é 07 (sete) e a máxima 10 (dez) pontos para cada um dos quesitos e serão somente consideradas notas inteiras.
Os(as) candidatos(as) com a maior somatória de pontos serão eleitos Miss e Mister Melhor Idade 2019. Os segundos e terceiros lugares serão aqueles que obtiverem as melhores notas, respectivamente.
Em caso de empate, o desempate se dará pela maior nota obtida no quesito Elegância, e se por ventura prevalecer o empate serão consideradas as notas obtidas nos quesitos na ordem citada. 

Pinhais, 19 de junho de 2019.

Assinado por: DEISE BERWANGER JANUARIO FAGANELLO