Termo nº 2/2017

Segundo Termo de Retificação do Edital de Abertura de Concurso Público nº 002/2017 

 
PREFEITURA DE PINHAIS
ESTADO DO PARANÁ
 
SEGUNDO TERMO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DE
CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2017
 
O Presidente da Comissão de Concurso Público do Município de Pinhais, no uso de suas atribuições legais, mediante as condições estipuladas neste Termo, em conformidade com a Constituição Federal e demais disposições atinentes à matéria, TORNA PÚBLICO o 2º Termo de Retificação do Edital de Abertura nº 002/2017.
 
Art. 1º Fica RETIFICADO no Anexo II do Edital de Abertura de Concurso Público Nº 002/2017, o conteúdo programático dos cargos a seguir, no que se refere ao caderno de Conhecimentos Específicos, passando a conter as seguintes redações:
CARGO 301: Agente Municipal de Obras e Posturas
Conhecimentos específicos: Leitura e interpretação de Projetos arquitetônicos: plantas, cortes, elevação, locações, urbanização / paisagismo, detalhamento, layout, desenhos em perspectivas e detalhes executivos. Leitura e interpretação de Instalações prediais: dimensionamento de instalações hidro-sanitárias; dimensionamento de instalações elétricas; elementos estruturais (lajes, vigas, pilares e fundações); escadas e reservatórios. Leitura e interpretação de Orçamento de obras: composição de BDI, composição de cronograma físico e físico-financeiro, composição de orçamento quantitativo e financeiro, custo unitário básico (CUB), orçamento estimativo. Leitura e interpretação de Canteiro de obras: interpretação de levantamento topográfico; layout; locação de fundações, baldrames e pilares. Especificações de serviços e materiais. Características e propriedades dos materiais de construção. Conhecimentos básicos em: representação gráfica de arquitetura; simbologia e convenções técnicas; desenho geométrico; geometria descritiva; Lei Municipal nº 1232/2011, Lei Municipal nº 1233/2011 e Lei Municipal nº 1236/2011; leis e posturas locais; legislação e normas técnicas de desenho.
 
CARGO 303: Técnico em Edificações
Conhecimentos específicos:Padronização do desenho e normas técnicas vigentes - tipos, formatos, dimensões e dobraduras de papel; linhas utilizadas no desenho técnico. Escalas; projeto arquitetônico - convenções gráficas, (representação de materiais, elementos construtivos, equipamentos, mobiliário); desenho de: planta de situação, planta baixa, cortes, fachadas, planta de cobertura; detalhes; cotagem; esquadrias (tipos e detalhamento); escadas e rampas (tipos, elementos, cálculo, desenho); coberturas (tipos, elementos e detalhamento); acessibilidade (NBR 9050/2004). Desenho de projeto de reforma - convenções. Projeto e execução de instalações prediais - instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefonia, gás, mecânicas, ar-condicionado. Estruturas - desenho de estruturas em concreto armado e metálicas (plantas de formas e armação). Vocabulário técnico - significado dos termos usados em arquitetura e construção. Tecnologia das construções. Materiais de construção. Topografia. Orçamento de obras: estimativo detalhado (levantamento de quantitativos, planilhas, composições de custos, cronograma físico-financeiro). Execução e fiscalização de obras noções de segurança do trabalho. Desenho em AUTOCAD 14: menus, comandos e aplicações. Lei Municipal nº 1232/2011, Lei Municipal nº 1233/2011 e Lei Municipal nº 1236/2011.

Art. 2º
Este termo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.
 
Pinhais/PR, 22 de setembro de 2017.
 
 José Martins dos Santos Silva
Presidente da Comissão do Concurso  

Assinado por: ALINE PRZYBYSEWSKI